
O presidente da Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (ABRAPES), Júlio César Antônio, participou de uma reunião nesta terça-feira, 1º de abril, com o Secretário Estadual da Agricultura, Guilherme Piai, na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O principal tema discutido foi a perda de competitividade das indústrias de pescado de São Paulo em relação a outros estados, como Minas Gerais e Rio de Janeiro, devido à diferença nos valores pagos de ICMS.
Segundo o presidente da ABRAPES, atualmente, quando o estado de São Paulo realiza operações interestaduais, a alíquota de ICMS varia: 12% para vendas ao Sul e Sudeste, 7% para o Norte e Nordeste, e apenas 0,1% para Minas Gerais e Rio de Janeiro.
“As indústrias de tilápia e, de modo geral, todas as distribuidoras de pescado estão perdendo competitividade para outros estados”, alertou Antônio.
O presidente da ABRAPES agora aguarda uma reunião com o Secretário da Fazenda para discutir a questão, que afeta todo o setor. O Secretário Estadual da Agricultura comprometeu-se a articular esse encontro. “Estamos bem embasados para demonstrar tecnicamente as perdas e como podemos aumentar a receita para o governo”, concluiu Júlio César Antônio.
Consultoria de Comunicação da ABRAPES
Postado em 02-04-2025 à50 10:46:50