Sindipi lamenta decisão que zerou alíquota de importação de sardinha em lata

O Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) lamenta a decisão do Governo Federal que zerou a alíquota da importação da sardinha em lata (produto acabado), que anteriormente era de 32%. Apesar de reconhecer que a inserção de uma cota de 7.5 mil toneladas na medida ameniza a situação, o Setor entende que é necessário fomentar a produção nacional. Isso porque a sardinha é o recurso mais importante para a pesca extrativa brasileira e sustenta uma cadeia produtiva que gera milhares de empregos em todo o território nacional.

Atualmente, cerca de 180 embarcações de cerco capturam a espécie nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, abastecendo a indústria de conserva do país. Isso corresponde a mais de 30 mil postos de trabalho diretos e indiretos apenas no estado catarinense.

Vale salientar que a pescaria da sardinha-verdadeira (Sardinella brasiliensis) tem sido regulamentada desde a década de 70 e hoje tem o maior período de defeso entre os recursos - durante cinco meses do ano a sua captura é paralisada.

A pescaria brasileira, realizada com respeito a todas as legislações trabalhistas e ambientais, se destaca também pela eficiência e pela superação dos desafios internos. Apenas nos 10 primeiros dias da safra de 2025, já foram capturadas cerca de 9 mil toneladas. A quantidade, num curto espaço de tempo, gerou um impacto na logística e na absorção da matéria-prima pelas indústrias. Ante estes fatos relatados, entendemos que abrir o mercado para produto acabado vindo do exterior sem impostos, deve agravar ainda mais situações como esta.

Nas próximas semanas o Sindipi levará ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio os dados mais apurados sobre o impacto da medida que afeta todo o Brasil, sobretudo o estado de Santa Catarina, que mantém um dos maiores parques fabris do mundo para a produção de pescado enlatado. Tendo em vista a importância de fomentar a produção nacional de sardinha e a manutenção de todos os postos de trabalho que dependem da atividade, seguimos com esperança de reverter a decisão.

Fonte: sindipi.com.br



Postado em 20-03-2025 à31 21:15:31

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.