Megaterminal com investimento bilionário pode colocar o Porto de Santos entre os maiores do mundo

O Porto de Santos poderá subir de posição no ranking dos maiores portos do mundo com o futuro Terminal Portuário Logístico (TPL), um terminal de uso privado (TUP) da Triunfo Participações e Investimentos. O complexo porto-ferroviário será instalado na Área Continental de Santos e movimentará 20 milhões de toneladas por ano, quase o total movimentado pelo Porto de Vila do Conde (Pará) em 2024, que foi de 19 milhões de toneladas. O projeto está em fase de elaboração de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima).

Escala mundial

Para o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, o TPL “confirma a importância crescente do Porto de Santos para o cenário econômico do Brasil e com potencial ainda maior de expansão em escala mundial”.

Pomini diz que o TPL confirma a tendência de interesse do setor privado na região. “Por isso, propusemos um aumento inédito na poligonal do Porto Organizado, que saltará, em alguns anos, dos atuais 8 milhões de metros quadrados para mais de 20 milhões de metros quadrados, abrindo perspectivas para novos investimentos deste tipo, multipropósitos, integrados ao nosso projeto de ampliação do modal ferroviário, que recebe aporte de R$ 1 bilhão da Fips (Ferrovia Interna do Porto de Santos)”.

O terminal

O TPL foi autorizado por meio do contrato de adesão 02/2022, firmado com a União e intermediado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Em 2024, a Antaq deferiu o pedido da Triunfo prorrogando a adesão por mais dois anos. O investimento previsto no empreendimento é de R$ 5,3 bilhões.

Licenças

“O empreendimento se encontra na fase de elaboração do Estudo e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima), necessários para a obtenção da Licença Prévia a ser emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). A construção terá início após a obtenção de todas as licenças”, informou a Triunfo em nota.

A companhia quer movimentar toda a carga exclusivamente por ferrovia “minimizando problemas no trânsito. O projeto foi concebido para que toda a carga prevista para o terminal possa ser movimentada por esse modal”.

Localização deve minimizar gargalos logísticos

O diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da empresa, Dorival Pagani Junior, afirma que o futuro complexo porto-ferroviário está alinhado ao Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos e à Lei de Uso de Ocupação de Solo da Cidade. “A área da região denominada como Barnabé-Bagres foi considerada prioritária sobre as demais do interior do estuário”, afirmou.

Pagani pontua que a localização atende à demanda futura de carga, sendo afastada dos centros urbanos, mitigando gargalos logísticos.

Os acessos rodoviários são pela Ilha de Barnabé, pela Rodovia Cônego Domênico Rangoni e Rio-Santos. Já o aquaviário é pelo canal de navegação do Porto, área nas bacias de evolução e giro e área de manobra e atracação.

Por fim, o acesso ferroviário é via ramal operado pela MRS, contando ainda com ramais internos e um túnel. Além disso, será construída uma pera ferroviária, cruzando oito linhas ferroviárias que receberá trens com até 80 vagões.

O empreendimento contará com quatro terminais em terra, um para cada tipo de carga: grãos, celulose, combustíveis e fertilizantes. Os produtos serão escoados por cinco berços de atracação de navios, sendo dois para combustíveis, um para grãos, um para celulose e um para fertilizantes.

Reunião pública

O estudo preliminar de impacto ambiental do TPL será apresentado em reunião pública na terça-feira, 18 de março, às 18 horas, no Teatro Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro l, 350, no Jardim Tejereba), em Guarujá.

Fonte: atribuna.com.br



Postado em 14-03-2025 à04 10:35:04

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.