
A semana foi intensa e produtiva para a equipe da Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (ABRAPES), com uma série de reuniões importantes realizadas em São Paulo e Brasília. A diretora-Executiva, Thamires Quinhões, e a consultora técnica, Rosa Malavacci, representaram a associação em encontros estratégicos que abordaram temas cruciais para o desenvolvimento do setor de pescados no Brasil.
Em São Paulo, o presidente da ABRAPES, Julio César Antônio, juntamente com David Veiga do Departamento Jurídico da ABRAPES, estiveram reunidos com o secretário-Executivo de Governo e Relações Institucionais, Marcos Penido.
Na pauta, foram discutidos os benefícios e fomento ao setor do Pescado no Estado de São Paulo, buscando sempre fortalecer e desenvolver a atividade. Uma continuação das ações da ABRAPES junto ao governo paulista em prol do setor.
Em dezembro de 2024, a direção da ABRAPES já havia realizado um primeiro encontro com o secretário de governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, onde o foco da agenda foi a redução do ICMS para vendas interestaduais.
"Estamos muito satisfeitos com os avanços discutidos hoje. A reunião foi extremamente produtiva e acreditamos que, com o apoio do governo, conseguiremos impulsionar ainda mais o setor do Pescado no Estado de São Paulo”, afirmou o presidente Julio.
Audiência no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)
A ABRAPES participou de uma audiência no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), onde estiveram presentes o chefe de gabinete da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, Guilherme Costa; a consultora técnica da ABRAPES, Rosa Malavacci; o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua; a diretora-Executiva da ABRAPES, Thamires Quinhões, e o coordenador-geral de Temas Sanitários e Fitossanitários do DNNTS/SCRI, Danilo Kamimura.
Durante a reunião com o secretário Luis Rua e equipe, foram discutidos temas essenciais como a reabertura do mercado europeu, a atualização da lista de espécies que podem ser exportadas à China, a abertura de novos mercados para importação de pescado e os programas AgroInsight e Passaporte Agro.
ABRAPES em reunião com o CGAL
Em Brasília, a equipe da ABRAPES também se reuniu com o coordenador-geral de Laboratórios Agropecuários (CGAL), Fabrício Pedrotti. Na pauta da reunião, estavam os novos procedimentos para credenciamento de laboratórios, análises oficiais de prova e contraprova, e o programa Mapa Labs. Esses temas são fundamentais para garantir a qualidade e a confiabilidade das análises laboratoriais no setor de pescados.
Reunião com a coordenadora-geral de Inspeção (CGI/DIPOA)
Outra reunião importante ocorreu com a coordenadora-geral de Inspeção (CGI/DIPOA), Daniela Ferreira, e o coordenador de Suporte à Inspeção (CSI/CGI), João Heleno.
Durante o encontro, foram discutidas a atualização do Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Peixe Congelado, o registro de produtos e os processos de exportação e importação de pescado. A atualização dessas normas é vital para garantir a conformidade e a qualidade dos produtos de pescado no mercado.
Acesse o Instagram da ABRAPES e incremente cardápio
Além das reuniões em Brasília, a ABRAPES também anunciou o início das postagens de receitas de peixes em seu perfil no Instagram. Aproveitando a chegada da Quaresma, a associação irá compartilhar dicas e receitas práticas para incentivar o consumo de pescado. Fique ligado no perfil da ABRAPES no Instagram para não perder nenhuma novidade!
A ABRAPES continua empenhada em promover o desenvolvimento do setor de pescados no Brasil, buscando sempre novas oportunidades de mercado e melhorias contínuas em qualidade e conformidade. Acompanhe nossas redes sociais e o site para mais atualizações sobre nossas atividades e iniciativas.
Fonte: Consultoria de Comunicação da ABRAPES
Postado em 14-02-2025 à18 19:03:18