
Na 7ª Reunião Extraordinária do CPG Atuns e Afins, realizada na sexta-feira, 10 de janeiro, técnicos do MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) junto ao MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima) apresentaram a prévia de um plano de ordenamento para incluir o tubarão-azul e o peixe-prego como espécies alvo das modalidades de pesca 1.1 e 1.2 - espinhel de superfície.
“Este foi um primeiro passo importante para um pleito antigo e mostra uma decisão madura do governo, que tem se aproximado do setor produtivo”, afirmou o presidente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), Agnaldo Hilton dos Santos.
Além de cota de captura, que deve seguir as recomendações da ICCAT (Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico), o ordenamento deverá trazer o painel de monitoramento que será baseado nos dados dos mapas de bordo, de produção e de declaração de entrada nas indústrias pesqueiras. “Além da garantia jurídica para os armadores, teremos gestão de duas espécies importantes, garantindo a sustentabilidade dos estoques”, frisou Agnaldo.
A proposta do MPA deverá ser discutida novamente na próxima reunião ordinária do CPG Atuns e Afins, agendada para maio.
Fonte: sindipi.com.br
Postado em 17-01-2025 à14 08:06:14