Na quarta-feira, 27 de novembro, o Núcleo Regional de Pesquisa em Salmonicultura Dr. Ascânio de Faria, comemorou 60 anos de contribuição para a pesquisa e o desenvolvimento da salmonicultura e truticultura no Brasil. Em resumo, a unidade é considerada a mais antiga do Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, bem como ser conhecida como a única do País dedicada exclusivamente à pesquisa de salmonídeos (truta e salmão).
Para comemorar a data, houve uma celebração especial no Núcleo, localizado no Horto Florestal de Campos do Jordão, com a diretoria geral e de unidades do IP, autoridades da Secretaria de Agricultura, representantes de empresas públicas e privadas, pesquisadores, parceiros e convidados. O evento ainda ficou marcado por homenagens e memórias da história e dos avanços alcançados pela unidade ao longo das últimas seis décadas.
"Podemos dizer que a truticultura é possível no Brasil devido a uma grande contribuição, ao comprometimento e à dedicação da pesquisa realizada no Núcleo de Salmonicultura do Instituto de Pesca. Viabilizamos no Brasil a técnica de salmonização da truta, ou seja, o processo de pigmentação da carne com caroteinóide adicionada à ração, deixando a carne do peixe em tom rosa, característica que agrada aos consumidores Além da importância fundamental quanto à produção de insumos estratégicos como ovos embrionados 100% fêmeas e triplóides, com maior potencial de produção", destacou a diretora geral do Instituto de Pesca, Cristiane Neiva.
A importância do Núcleo
Localizado em Campos do Jordão, o Núcleo Regional de Pesquisa em Salmonicultura Dr. Ascânio de Faria é referência nacional em estudos sobre salmonídeos e espécies de clima frio, além de ser pioneiro na transferência de tecnologia para o setor produtivo. Em síntese, desde sua criação, o Núcleo tem desempenhado um papel fundamental na pesquisa científica e tecnológica, promovendo soluções para a sustentabilidade e o aumento da produtividade da truticultura no País.
Além disso, os trabalhos de pesquisa realizados pelo Núcleo, em resumo, estão concentrados nas áreas de reprodução, nutrição, imunologia, genética e biotecnologia. Sendo assim, entre os principais projetos e realizações estão o desenvolvimento de protocolos de manejo para criação de truta, estudos inéditos sobre genética e sanidade, capacitação de produções e estudantes.
Atualmente, o Núcleo, além de produzir, ainda disponibiliza ovos embrionados e alevinos de truta arco-íris para experimentação e comercialização aos criadores, bem como realizar a manutenção e modificação continuada das linhagens de trutas e do plantel de matrizes. Por fim, outro destaque que merece ser ressaltado ainda é o desenvolvimento de novos produtos como as ovas de truta dourada e a salmonada, para processamento de caviar, que atendem à alta gastronomia.
Fonte: seafoodbrasil.com.br
Postado em 29-11-2024 à28 09:40:28