A equipe da ABRAPES esteve presente no seminário O Futuro do Bacalhau do Brasil, que abordou temas centrais relacionados à regulamentação, mercado e os costumes em torno do bacalhau. A convite do Conselho Norueguês da Pesca, a ABRAPES acompanhou as discussões, que também destacaram as estratégias de marketing em andamento para promover o pescado.
Foram diversas as palestras e, na abertura, foi lembrado que as relações bilaterais entre Brasil e Noruega começaram em 1824, quando o navio "Estrela do Norte" chegou ao Rio de Janeiro trazendo o que havia de melhor no bacalhau norueguês, e retornou com o nosso café. Esta troca comercial, que se iniciou com bacalhau e café, continua sendo relevante até os dias de hoje, reforçando a conexão histórica entre os dois países.
Além de destacar a pesca como parte essencial da cultura norueguesa, o seminário discutiu o crescimento da demanda por bacalhau no Brasil. Somos o segundo maior consumidor do peixe, perdendo apenas para Portugal. Um dos desafios debatidos foi como transformar o bacalhau em um alimento presente no dia a dia do brasileiro, e não apenas associado a datas comemorativas.
Um ponto de destaque foi a percepção do consumidor brasileiro em relação ao bacalhau, tema abordado pelo gerente nacional de pescados e associado da ABRAPES, Pedro Henrique dos Santos Pereira.
Para muitos, bacalhau não é uma espécie de peixe, mas sim um processo de cura. Este é um grande desafio de mercado e de marketing que precisa ser enfrentado. A definição clara do que é o bacalhau, sua promoção e a superação de barreiras culturais foram temas centrais do seminário.
Entre os vários desafios apontados no encontro estavam as questões de escassez de peixe, o futuro do mercado e como continuar educando o consumidor sobre a versatilidade do bacalhau.
Com uma visão clara sobre o papel do bacalhau no mercado brasileiro, a ABRAPES segue colaborando com parceiros internacionais para promover o desenvolvimento sustentável e o crescimento do setor.
Fonte: Consultoria de Comunicação da ABRAPES
Postado em 25-10-2024 à00 14:36:00