A Secretaria Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) divulgou o Painel de Monitoramento da Pesca de Atuns de 2024. No Painel, é possível acessar dados atualizados sobre a captura total de Albacora Bandolim (Thunnus obesus) por frota – essa é a principal espécie alvo de atum pescada na costa brasileira.
A Portaria MPA/MMA nº 12/2024 estabeleceu as cotas de captura dessa espécie para este ano, definindo as regras de monitoramento e controle dos atuns e afins. Essa Portaria reforça o avanço de temas debatidos no Comitê Permanente de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Atuns e Afins (CPG Atuns e Afins), sendo uma medida importante no diálogo internacional sobre o ordenamento deste peixe no Oceano Atlântico.
No final de 2023, o MPA participou da plenária da Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT) – fórum internacional que discute as medidas de gestão dos atuns e afins no Atlântico, que aconteceu no Egito e reuniu pesquisadores e autoridades internacionais para tratar do tema. Nessa reunião, o Brasil ampliou o seu limite de captura do Albacora Bandolim para 2024 em 6 mil toneladas. Os limites de captura da Albacora bandolim têm como objetivo garantir a captura do recurso dentro de limites sustentáveis, definidos pela ICCAT.
Fonte: agromais.uol.com.br
Postado em 10-10-2024 à59 20:40:59