ABRAPES acompanha reunião na Fiesp que discute Inteligência de Mercado e ações da Pesca e Aquicultura

Com um trabalho forte junto ao associado e a parceira de quem impulsiona oportunidades para o segmento de Pescado, a Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (ABRAPES) participou, de forma on-line, da reunião da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura, na sexta-feira, 20 de setembro, na Fiesp, em São Paulo.

Coordenada pelo diretor titular da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura (DEAGRO/FIESP), Roberto Kikuo Imai, a reunião trouxe um melhor entendimento da Inteligência de Mercado para a realidade do Pescado e destacou ações do setor.

Participantes puderam interagir com o CEO Cristiano Carioni, da Expana, empresa sediada em Londres, sobre as características do mercado brasileiro para possíveis melhorias nos serviços focados no mercado interno. “Com isso, será possível criar uma rede de relacionamento com as diversas cadeias produtivas e seus diversos elos”, destacou Imai.

Conforme Carioni, a Expana dispõe de ferramenta que pode resultar em uma redução de 2% a 3% no custo do produto vendido para as empresas do setor. “Graças ao nosso serviço, os clientes podem entender melhor os preços dos fornecedores, analisar despesas e garantir um melhor controle de custos”, pontuou.

A reunião atualizou ainda informações sobre as negociações e ações para a retomada da exportação de pescado para a União Europeia e Reino Unido. A pedido do governo brasileiro, o Reino Unido mandou ao Brasil, na segunda semana de setembro, um time de auditores fiscais do seu ministério da Agricultura, que visitou plantas industriais e produtores do setor no país.

Outra iniciativa que ganhou destaque na reunião foi o Diálogo Técnico, evento promovido recentemente pela ABRAPES com o governo, em Brasília, para debater o panorama do setor de Pescado no Brasil. Além de unir elos da cadeia do Pescado, iniciativa mantém um canal aberto com entes reguladores do governo.

A Reforma Tributária – maior preocupação hoje da indústria de pescado do Brasil também entrou na pauta. “De concreto é que o setor privado está atento e agindo para que o pescado se mantenha perene e competitivo. A tendência é que todas as proteínas venham para uma redução de 60% da alíquota de tributos”, apontou Imai.

Semana do Pescado

Destaque ainda para as iniciativas em apoio à Campanha Nacional Semana do Pescado, de 1º a 15 de setembro, e que movimentaram as vendas em São Paulo como a Festa Tem Peixe na Vila – a festa do Pescado de SP. A ação mostrou para o consumidor diversidade de espécies, cortes e preparações e zerou estoques. A intenção é levar festa para mais comunidades.

Eventos com o governo, iluminação de prédios e o engajamento de mais empresas também marcaram a campanha deste ano. A expectativa da organização nacional da Semana é de um incremento de 30% nos negócios envolvendo a proteína.

A próxima reunião da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura já tem data: será dia 18 de outubro.

Fonte: Consultoria de Comunicação da ABRAPES



Postado em 27-09-2024 à17 07:32:17

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.