China impulsionará 40% do consumo global de frutos do mar até 2030

A China caminha para ser o principal motor do crescimento global no consumo de frutos do mar nos próximos anos, com projeções do Rabobank indicando que o país responderá por 40% da expansão mundial até 2030. Este avanço, que deverá adicionar mais de 5,5 milhões de toneladas métricas ao consumo chinês, reflete tanto o aumento da prosperidade econômica do país quanto o crescimento de sua classe média.

Segundo análise de Romance Sharma, especialista em frutos do mar do Rabobank, a China deve se tornar um mercado de US$ 29 bilhões para importações de frutos do mar até o final da década, superando o atual mercado de importação dos EUA, avaliado em US$ 25 bilhões.

A previsão para a demanda de frutos do mar da China para o restante da década é uma combinação de crescimento impulsionado por volume e valor. “Prevemos que o crescimento de grupos de consumidores de classe média alta e a expansão dos canais de comércio eletrônico impulsionarão uma tendência em direção à demanda por frutos do mar de maior valor no longo prazo. Como resultado, esperamos que o crescimento do consumo impulsionado por valor supere o consumo impulsionado por volume.”

No entanto, o especialista pontua que potenciais limitações no lado da oferta, como danos ambientais duradouros, escassez de recursos e aumento de salários, podem impactar a produção doméstica, gerando novas oportunidades de exportação. “Dados os desafios do lado da oferta, a China está pronta para buscar recursos além de suas fronteiras para garantir o fornecimento adequado e fechar a lacuna crescente entre demanda e oferta até o final da década”, reflete.

Assim, as oportunidades para exportadores globais são vastas, pois, conforme ele, à medida que a China caminha para ser o maior comprador global de frutos do mar e definidor de preços, as decisões que ela toma em relação ao consumo e fornecimento terão um impacto global. “Essas decisões afetarão a dinâmica de fornecimento e os preços da maioria das principais espécies premium de frutos do mar em todo o mundo, bem como os insumos usados para produzi-los, influenciando significativamente o comércio global de frutos do mar”, ressalta.

Logo, para Sharma, considerando esses fatores, a China tem o potencial de emergir como o mercado de crescimento mais importante para exportadores globais de frutos do mar nesta década. “Será importante para esses exportadores monitorar de perto a dinâmica de demanda em evolução da China para identificar potenciais oportunidades inexploradas”, completa.

Fonte: seafoodbrasil.com.br



Postado em 20-09-2024 à23 15:28:23

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.