Auditores fiscais atrasam importações no Porto de Santos e ameaçam parar

Os auditores fiscais da Receita Federal aumentaram a chamada operação-padrão (trabalho mais lento) nas aduanas, incluindo o Porto de Santos, e dias sem computador na Zona Secundária (relacionada à arrecadação de impostos). Os profissionais fizeram isso em dias específicos nas duas últimas semanas. O motivo alegado é a quebra de acordo por parte do Governo Federal.

“A tendência é a paralisação geral, mas a categoria não quer isso. Estamos abertos à negociação e somente esperando a manifestação do Governo”, afirma o presidente da Delegacia Sindical de Santos do Sindifisco Nacional, Elias Carneiro Júnior.

Em fevereiro, foi assinado acordo de gratificação por produtividade. Em abril, novo acerto foi celebrado prevendo a instalação de mesa de negociação específica para tratar do reajuste do vencimento básico, congelado desde 2016. O vencimento básico compõe a principal fração da remuneração dos auditores fiscais e sua defasagem prejudica principalmente aposentados e pensionistas.

“Quando chegou nossa vez, o Governo alegou que já havia negociado em fevereiro, mas aquele acordo só tratava de gratificação”, alega Júnior. Em 4 de julho, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) enviou ofício ao Sindifisco Nacional informando que não seria mais instalada a mesa de negociação.

Nesse momento inicial da mobilização, segundo o dirigente sindical, o impacto é mais sentido em aduanas terrestres. “No âmbito da Alfândega do Porto de Santos, estimamos que de 300 a 500 declarações de importação tenham tido o desembaraço atrasado nos últimos dois dias. Esse número deve aumentar consideravelmente se a mobilização se estender. Ainda não temos como estimar o valor dos tributos que deixaram de ser recolhidos”, detalha.

Procurado, o MGI apenas lembrou que “em fevereiro de 2024 o Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão, assinou acordo com a entidades representativas dos auditores ficais da Receita Federal para regulamentação de bônus. Foi o nono acordo intermediado pelo Ministério da Gestão em uma mesa específica e temporária de negociação”, remetendo ao que o dirigente comentou.

Fonte: atribuna.com.br



Postado em 13-09-2024 à30 16:27:30

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.