Brasil contará com mais 11 adidâncias agrícolas nas representações diplomáticas do país no exterior, passando de 29 para 40.
Dos 11 novos postos, cinco estão na Ásia, três na África, dois na América do Sul e um na Europa. Já os locais para instalação das novas adidâncias agrícolas serão definidos posteriormente por meio de portaria interministerial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Os adidos agrícolas desempenham funções de assessoramento junto às representações diplomáticas brasileiras no exterior. Suas principais atividades envolvem a identificação de oportunidades de comércio, investimentos e cooperação para o agronegócio brasileiro. Para isso, mantêm interlocução com representantes dos setores público e privado, formadores de opinião relevantes na sociedade civil e academia.
Atualmente, o Brasil possui adidos agrícolas em locais estratégicos, como África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, China, Estados Unidos e Japão, entre outros. A presença desses profissionais é fundamental para a geração de divisas e empregos, especialmente por meio da abertura de novos mercados.
Fonte: agroemcampo.ig.com.br/ comexdobrasil.com/ Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Postado em 02-08-2024 à34 12:14:34