O Sistema CNA/Senar assinou um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Pesca e Aquicultura para dar mais competitividade aos aquicultores brasileiros e desenvolver a cadeia produtiva no País. A cerimônia para formalizar a parceria foi na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil na quarta-feira, 24 de julho. O documento foi assinado pelo presidente da CNA, João Martins, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara.
O acordo terá abrangência nacional e será focado em ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva da aquicultura, por meio de ações de fortalecimento de políticas públicas e abertura de novos mercados para comercialização do pescado brasileiro. Prevê ainda a melhoria do ambiente regulatório em questões relacionadas ao licenciamento ambiental e à Política Nacional de Aquicultura e Pesca.
O presidente da CNA apresentou números do setor, que ocupa a 13ª colocação no ranking mundial, mas possui 12% da disponibilidade de água doce do planeta e 8,5 mil quilômetros de zona costeira com condições climáticas favoráveis à produção. Nos últimos anos, o Brasil saiu de um perfil extrativista de produção de peixes para uma produção estruturada, que apresenta elevado nível tecnológico.
Fonte: noticiasagricolas.com.br/diariodocomercio.com.br
Postado em 26-07-2024 à24 09:06:24