Sindipi volta a cobrar MPA sobre Plano de Gestão da Corvina

O Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) voltou a cobrar o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para a criação de um Plano de Gestão da Pesca da Corvina. No início de maio, durante a reunião extraordinária, a coordenação do Comitê Permanente de Gestão (CPG) Demersais Regiões Sudeste e Sul informou que nos próximos dias seria criado um Grupo de Trabalho para elaboração do plano. Porém, até o início de junho o GT ainda não foi instituído.

Na última semana o Sindipi voltou a questionar formalmente o MPA sobre o tema. “Recebemos a promessa de que o GT seria criado nos próximos dias e isso já faz um mês. A corvina é um dos principais recursos pesqueiros de Santa Catarina e o setor produtivo não pode mais esperar”, frisa o presidente do Sindipi, Agnaldo Hilton dos Santos.

Com possibilidade de ser incluída na lista de espécies ameaçadas e ter a captura proibida, a Corvina movimenta mais de R$ 200 milhões por ano e de sua captura dependem cerca de 30 mil postos de trabalho em 35 municípios catarinenses. Desde 2022 o Sindipi pleiteia um Plano de Gestão para que a pesca permaneça nos limites sustentáveis.

Fonte: sindipi.com.br / Foto: Marcos Porto



Postado em 07-06-2024 à04 16:35:04

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.