Tecnologia espacial da Embrapa vai mapear aquicultura no Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) planeja testar uma tecnologia de imagem por satélite para mapear remotamente a aquicultura no Brasil, aumentando a agilidade na identificação de regiões produtoras. O teste será conduzido pela Embrapa Territorial como parte de um acordo de cooperação técnico-científica para detecção automática de viveiros escavados para culturas aquáticas.

A aplicação está sendo desenvolvida pela empresa brasileira Concert Space. O satélite com a aplicação será colocado em órbita pela canadense Galaxia Mission Systems durante a Missão Möbius, prevista para 2025. A assinatura oficial para seguimento da parceria aconteceu na quarta-feira, 22 de maio, na sede da Embrapa Territorial em Campinas (SP).

Segundo Lucíola Magalhães, chefe-adjunta de pesquisa e desenvolvimento, a expectativa é que a tecnologia facilite a atualização anual dos viveiros escavados em todos os municípios do Brasil. A disponibilidade de dados sobre o segmento também pode contribuir para o fomento de políticas públicas e estatística do setor, diz a pesquisadora.

No projeto será usada uma tecnologia chamada SDS (Satélite Definido por Software), que permite alterar missões durante a operação. Hoje, satélites tradicionais executam uma única função ao longo da vida útil.

Essa mudança deve permitir o uso de equipamento para aplicações mais diversas, reduzindo custo, entre outras vantagens.

Constelação satelital

A missão Möbius pretende lançar vários satélites do tipo SDS para imageamento, comunicação e computação em nuvem. O lançamento com a Embrapa será o primeiro da série e servirá como prova de conceito para outro programa espacial – o Bifrost -, da brasileira Concert Space, que pretende lançar três satélites SDS em órbita terrestre baixa (LEO) para sensoriamento remoto.

Os satélites são construídos para serem de baixo custo, fabricação rápida e ter tempo médio de vida em torno de cinco anos. A arquitetura de constelação, dizem as empresas, permite modelos de negócios que otimizam investimento e mantêm fluxo permanente de fabricação e lançamentos, viabilizando o modelo de negócios de satélite como serviço (Satellite as a Service), em que uma missão pode ser compartilhada por múltiplos usuários.

A Concert é uma empresa de tecnologia operacional (TO) brasileira com mais de 40 anos de experiência nos setores de energia e aeroespacial. Entre os clientes, estão grandes concessionárias de energia, como a Cemig e a Light, além do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

Fonte: itforum.com.br/noticiasagricolas.com.br/Imagem feita com inteligência Artificial. Alessandro Di Lorenzo/Olhar Digital/DALL-E



Postado em 23-05-2024 à01 21:20:01

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.