A diretora-executiva da Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (ABRAPES), Thamires Quinhões, acompanhou, na quarta-feira, 3 de abril, em Brasília, a cerimônia de lançamento do sistema de digitalização dos Certificados Sanitários Nacionais (CSN) utilizados para o trânsito de produtos de origem animal pelo território brasileiro e que serão posteriormente exportados.
A iniciativa, anunciada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, visa modernizar o processo de certificação, proporcionando mais agilidade, segurança e transparência. “O sistema trará maior confiabilidade, segurança e transparência no processo de certificação emitidos pelo Brasil”, destacou Fávaro.
“A Certificação Eletrônica é uma excelente e muito esperada entrega da equipe do Ministério da Agricultura, chefiada pelo ministro Carlos Fávaro. Representa um importante avanço para o nosso país”, ressaltou Thamires.
Pelo novo processo adotado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), os certificados dos produtos serão assinados eletronicamente pelos auditores fiscais federais agropecuários. Até então, o documento era impresso e coletado pela empresa requerente do pedido, o que gerava morosidade no processo.
De acordo com a pasta, está sendo desenvolvido um módulo para permitir a emissão do documento digital também para exportação. “O mundo inteiro optou por migrar para a certificação eletrônica e espera que entremos nesse processo. A certificação eletrônica diminui fraude, reduz extravio de documento, além de agregar a facilidade inerente de um processo digitalizado. É um passo a mais para a confiança do sistema sanitário do Brasil”, avaliou o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério, Carlos Goulart.
O ministro antecipou, ainda, que o governo está desenvolvendo a digitalização dos certificados sanitários para produtos de origem vegetal.
Representantes de indústrias e exportadores de carnes presentes no evento comemoraram a digitalização do certificado sanitário.
Certificados sanitários
Os Certificados Sanitários são documentos oficiais que comprovam o cumprimento dos requisitos sanitários exigidos tanto pelo Brasil quanto pelos países importadores, essenciais para as exportações de produtos de origem animal.
Eles são fundamentais para garantir a rastreabilidade, a inocuidade e a segurança dos produtos, assegurando a saúde animal e pública e prevenindo a disseminação de doenças.
Fonte: correiodopovo.com.br/ agrimidia.com.br/ Consultoria de Comunicação da ABRAPES / Foto: Guilherme Martimon/Mapa
Postado em 05-04-2024 à51 08:13:51