O Ministério da Pesca e Aquicultura não autorizou 38 embarcações para participar da pesca da tainha em SC 2024, nas modalidades cerco e emalhe anilhado. Desse total, 34 são de Santa Catarina e quatro de São Paulo. A relação foi publicada no Diário Oficial da União na terça-feira, 12 de março.
Segundo o ministério, 32 delas participariam da modalidade de cerco, e as outras seis no emalhe anilhado. A pesca de cerco é feita em embarcações pequenas; a rede é jogada e recolhida no mar a muitas mãos, formando uma espécie de saco. A pesca de anilhada é realizada com embarcações motorizadas e a pesca é feita em profundidade.
O ministério informou que não caberá recurso para as inscrições indeferidas.
O Ministério da Pesca e Aquicultura também autorizou 126 embarcações para pesca da tainha em SC para 2024. São 120 no emalhe anilhado e seis na modalidade de cerco.
Outras 17 embarcações tiveram as inscrições não habilitadas no processo seletivo para obtenção da autorização de pesca especial temporária para a captura da tainha.
Esses barcos de pesca não habilitados, tinham prazo para recorrer de até cinco dias, a contar da data de publicação desta Portaria, ou seja, até 17 de março.
Fonte: ndmais.com.br/Foto: Leo Munhoz/ND
Postado em 17-03-2024 à58 11:39:58