Um grupo de 17 representantes do setor produtivo ligado ao agronegócio, entre eles, a Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (ABRAPES), visitou na terça-feira, 20 de fevereiro, o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Campinas, vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Os visitantes conheceram dois, dos oito laboratórios, e foram recebidos pelo coordenador Yuri Feltrin. O grupo integra o Comitê de Clientes da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (SFA-SP).
“Uma aproximação importante com os LFDA´s e que oportunizou discutir processos. As entidades possuem questões em comum e essa união fortalece demandas específicas, como é o caso da Incerteza de Medição, que impacta setores como o de bebidas. O Mapa esclareceu que já está trabalhando no sentido de padronizar a técnica de obtenção dos valores de incerteza de medição e a forma de cálculo”, adiantou a consultora técnica da ABRAPES, Rosa Malavacci,
O comitê reúne 34 entidades representativas do agro, como associações e sindicatos. Ele foi restabelecido por portaria em agosto de 2021 e tem como presidente Fátima D’Elia, que representa a Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos (Abiam). O comitê atua para trazer demandas do setor produtivo à Superintendência em São Paulo e ajudar a formatar propostas de soluções.
O superintendente Guilherme Campos abriu a reunião no LFDA agradecendo a presença dos integrantes, em nome do ministro Carlos Fávaro, e destacando a importância de manter o canal permanente de diálogo com o setor produtivo.
No LFDA de Campinas são realizadas as análises fiscais de qualidade de alimentos, de insumos agropecuários e diagnósticos sanitários, como o da gripe aviária por exemplo. Trata-se de um laboratório com extrema biossegurança, capaz de manipular vírus de alta patogenicidade.
O laboratório atende às normas internacionais para acreditação, que envolvem escolha de métodos apropriados, instalações e equipamentos adequados, validação do método e estimativa da incerteza de medição, garantia da qualidade do teste e capacitação frequente de pessoal.
Fonte: primeirahora.com.br/Foto: Comitê de Clientes da SFA/SP
Postado em 22-02-2024 à51 21:02:51