MPA recebe o presidente da ABCC para tratar sobre importação de camarão do Equador

Na segunda-feira, 5 de fevereiro, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) recebeu o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Itamar de Paiva Rocha, para conversar acerca das preocupações sobre a importação de camarões do Equador, devido a constatação da Síndrome da Morte Súbita no país - Early Mortality Syndrome (EMS), doença bacteriana que afeta camarões e aumenta as taxas de mortalidade em seu cultivo. A enfermidade representa ameaça global à carcinicultura, a criação de camarões.

A ABCC apresentou suas preocupações com os riscos sanitários dessas importações ao setor para o Ministro André de Paula (MPA) e protocolou documento sobre o assunto para o Ministro Carlos Fávaro, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Segundo Itamar Rocha, essa situação representa um alto risco para os crustáceos brasileiros, atingindo a biodiversidade, segurança alimentar do país e a economia do setor.

O controle e a prevenção da EMS são desafiadores, exigindo estratégias rigorosas de manejo sanitário, monitoramento constante da saúde dos camarões e, em alguns casos, o desenvolvimento de linhagens resistentes à doença. A implementação de boas práticas de manejo, a desinfecção de instalações e a quarentena de animais com risco de infecção são medidas essenciais para minimizar o risco de surtos da doença.

Nesse sentido, o Ministério da Pesca e Aquicultura garantiu apoio e compromisso para, em conjunto ao Mapa, realizar as ações estratégicas de proteção ao setor e à cadeia produtiva aquícola.

Também participaram da reunião o Secretário Executivo do MPA, Carlos Mello, a Secretária Nacional de Aquicultura (SNA), Tereza Nelma e o Diretor do Departamento de Desenvolvimento e Inovação da SNA, Paulo Mário de Faria que, junto ao Ministro e à pedido do presidente da ABCC, se comprometeram em oferecer o apoio e a presença do Ministério na 20ª Feira Nacional do Camarão (Fenacam), para o Ministro André de Paula, o evento é um dos principais da aquicultura no país, sendo um compromisso a presença do MPA.

Fonte: aquaculturebrasil.com/ Imagem: Câmara Nacional de Aquicultura (CNA)



Postado em 09-02-2024 à52 06:25:52

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.