A Quarta-feira de Cinzas acontece, em 2024, no dia 14 de fevereiro. A data marca o fim do Carnaval e o início da Quaresma. Entre muitos dos ritos praticados por cristãos neste dia estão a abstinência de carne - que consiste em não comer carne vermelha ou de aves nas refeições - ou mesmo o jejum. No entanto, o dogma católico não restringe o consumo de peixes.
Padre Samuel Fidelis explica que, conforme a tradição cristã, alguns animais como mamíferos e aves não são consumidos durante a Quarta-feira de Cinzas porque sangram. “Na compreensão do mundo antigo, o sangue é uma associação à vida. Já que vamos meditar a Paixão do Senhor, não podemos consumir a carne dos animais que sangram”, esclarece.
A data marca o início da penitência humana, na abertura da Quaresma, que vai terminar com a Paixão de Cristo na Sexta-Feira Santa e na ressurreição, no Domingo de Páscoa. Por isso, é um período de reflexão e de tentativa de mudança de comportamento.
No dia 14 de fevereiro, explica o religioso à Itatiaia, é recomendado jejum e abstinência a todos os cristãos de 18 a 60 anos que tiverem saúde para cumprir este tipo de sacrifício. “As pessoas deverão realizar apenas uma refeição durante o dia, apesar de também poderem fazer duas refeições leves auxiliares”, afirma.
Fonte: itatiaia.com.br
Postado em 09-02-2024 à47 06:19:47