
A pesca da piracatinga ou douradinha está proibida em todo o território nacional. A medida, oficializada na segunda-feira, 3 de julho, pelo governo federal, foi tomada para proteger o boto cor-de-rosa, que está em risco de extinção.
A piracatinga também é chamada de pintadinha e urubu d’água. Para atrair o peixe, a técnica de pesca mais utilizada é a isca com carne de boto, ou seja, quanto mais pintadinha pescada, mais botos são abatidos.
Apenas em duas hipóteses o peixe poderá ser pescado: para pesquisa ou para a pesca de subsistência, na qual o pescador é autorizado a pegar até cinco quilos do pescado.
A portaria, assinada pelos ministros da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, mantém a proibição, logo após o fim do prazo da última moratória, ocorrido no domingo, 2 de julho. O texto abre a possibilidade para uma reavaliação da proibição “em até 3 anos”, caso dados de pesquisas científicas comprovem a sustentabilidade da atividade, diz a portaria dos ministérios da Pesca e Meio Ambiente e Mudança do Clima. Se não existirem esses dados, a proibição se mantém.
Fonte: diarinho.net/ Foto: Adriano Gambarini/O Eco
Postado em 07-07-2023 à04 12:56:04