Pesquisa do IFSC identifica microplásticos em ostras e mariscos produzidos no litoral Norte de SC

Um projeto de pesquisa que está sendo realizado no Campus Itajaí identificou a presença de microplásticos em moluscos bivalves como ostras e mariscos. Fragmentos de plásticos estão sendo encontrados nas amostras que já foram processadas e que são provenientes de dois pontos considerados polos de cultivo na região (Penha e em Bombinhas).

“Todas as amostras que recebemos até agora tinham microplásticos, já encontramos sete microplásticos em uma amostra de ostra e 13 em uma de um mexilhão. Os dois animais são filtradores e acabam ingerindo o microplástico devido ao comportamento similar que esses resíduos têm do fitoplâcton, que é o alimento natural deles. Para se ter uma ideia em uma amostra que chegou logo após o carnaval, nós identificamos inclusive a presença de glitter, dá para ver no microscópio os pontos de brilho”, explica a estudante do curso técnico em Recursos Pesqueiros Letícia Furtado, que é uma das voluntárias do projeto.

A pesquisa está sendo coordenada pelo professor Thiago Pereira Alves e conta com estudantes do curso técnico integrado em Recursos Pesqueiros do Campus Itajaí. A proposta do grupo é analisar amostras de cultivo de moluscos bivalves de Penha e Bombinhas e realizar, pelo menos, uma análise em cada uma das estações do ano.

“Esses resultados mostram que a Política Nacional de Resíduos Sólidos não está sendo eficiente, que aquilo que não está sendo devidamente tratado vai parar no oceano. A ciência já sabe que nós consumimos plásticos e agora nós temos que avançar para tentar entender quais são as consequências disso”, avalia o professor.

O projeto “Investigação da presença de microplásticos em moluscos de cultivo em Santa Catarina” começou a ser executado em fevereiro e terá duração de um ano. A pesquisa está sendo custeada com recursos do Campus Itajaí através de edital interno de pesquisa.

Iniciação científica

A proposta da pesquisa surgiu a partir dos resultados de um projeto integrador, que é o trabalho de conclusão do curso técnico, de estudantes do técnico integrado em Recursos Pesqueiros e tem sido uma grande oportunidade para os alunos testarem seus conhecimentos na área ao mesmo tempo em que contribuem para o conhecimento científico.

Fonte: aquaculturebrasil.com / Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom/Divulgação/ND



Postado em 01-06-2023 à09 22:22:09

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.