Tambaqui 2.0: governo se une para melhoramento da genético da espécie

O Ministério da Pesca e Aquicultura e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vão trabalhar juntos para o melhoramento genético do tambaqui, espécie nativa da amazônia que vem arrebatando prêmios nas feiras internacionais de pescados. Já há iniciativas sendo feitas nesse sentido, no âmbito do projeto BRS Aqua, em que os dois órgãos e mais o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desenvolvem uma série de pesquisas na área de aquicultura.

O estreitamento da parceria foi abordado em reunião na última terça-feira (9), na sede do MPA. Há duas linhas de pesquisa sobre o melhoramento genético do tambaqui. A primeira diz respeito à espinha em formato de Y, que fica próxima à cauda do peixe. Ela dificulta a retirada do filé, o que, em última instância, reduz a competitividade da espécie. A pesquisa visa fazer com que os exemplares percam a espinha em Y a partir de cruzamento genéticos.

A outra linha diz respeito ao ciclo de vida. Hoje, leva-se em média nove meses para que o peixe chegue ao ponto de despesca. A Embrapa Pesca e Aquicultura está usando uma “tesoura genética” para desativar a miostatina, que é a proteína que inibe o crescimento. O objetivo é fazer com que o tambaqui chegue ao tamanho ideal de despesca em seis meses, o que possibilitaria aos produtores ter duas safras por ano.

Tambaqui

O peixe amazônico é criado majoritariamente em fazendas na região Norte do país. O estado de Rondônia é o maior produtor, com 57,2 mil toneladas em 2022, seguido de Maranhão, com 39,1 mil toneladas, Mato Grosso, com 38 mil toneladas, Pará (24 mil ton) e Amazonas (21,3 mil ton).

O Brasil produziu 267.060 toneladas de peixes nativos em 2022, mais de 90% desse número composto por tambaquis. O comércio exterior ainda é incipiente. Em 2022, as exportações dessa espécie somaram apenas 71 toneladas, menos de 0,5% do pescado vendido ao exterior no ano passado.

Fonte: aquaculturebrasil.com / Foto: Ilustrativa



Postado em 11-05-2023 à07 17:28:07

Associe-se à ABRAPES!

Entre em contato conosco e associe-se à ABRAPES!
Endereço: Av. Paulista 1765, 7º andar, Conj. 72 CV: 8532 - Bela Vista, São Paulo/SP
CEP: 01311-200
Telefone: +55 11 5105 8269
E-mail: contato@abrapes.org


Associação Brasileira de Fomento ao Pescado - ABRAPES

A ABRAPES é composta por indústrias, importadores, exportadores, distribuidores, tradings e varejistas, todos unidos em prol do desenvolvimento do setor de pescado.