
A Epagri está desenvolvendo projeto de pesquisa para verificar a possibilidade de instalação de uma nova cadeia produtiva na maricultura catarinense: a criação de pepino-do-mar em cativeiro.
A pesquisa, desenvolvida em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), foi dividida em duas fases, uma delas já concluída e a outra iniciando. “Ainda é cedo para afirmar se teremos sucesso na criação de uma tecnologia que permita o cultivo deste animal no litoral catarinense, mas os resultados iniciais são promissores”, explica Guilherme Rupp, pesquisador do Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca (Epagri/Cedap) e coordenador dos projetos.
O pepino-do-mar é da mesma família do ouriço e da estrela do mar. Apesar de ser pouco consumido no Brasil, é considerado uma iguaria em outros países, principalmente na Ásia. Devido à alta demanda, o preço de um quilo do animal pode variar entre US$300,00 e US$1mil no mercado exterior.
Se os estudos prosseguirem com resultados positivos, a criação de pepinos-do-mar em cativeiro poderá trazer inúmeras vantagens para Santa Catarina. Além de ser uma alternativa de diversificação para a maricultura catarinense, a nova cadeia produtiva teria alto valor agregado e traria ainda mais equilíbrio ao ecossistema marinho do Estado.
Fonte: aquaculturebrasil.com
Postado em 28-04-2023 à02 09:10:02